Os italianos não inventaram o vinho, porém a Itália é um país apaixonado por ele! E isso se mostra nas deliciosas variações dessa bebida. Eles aperfeiçoaram a textura, o aroma, a produção da uva e o sabor de uma forma incomparável. A Itália é rica em cultura, arte e culinária, por isso, também, o vinho é tão valorizado, para acompanhar esses sabores cheios de cultura e história!Quem experimenta os vinhos italianos está também curtindo a Dolce Vita, usufruindo dos bons prazeres que a vida traz – como dizem os italianos.A história do vinho italianoO vinho italiano existe há milhares de anos e o clima do país é perfeito para a viticultura. Com uma diversidade no processo e tantas uvas sendo produzidas, os gregos, quando chegaram ao sul da Itália, viram a existência do vinho e a produção em grande escala das uvas, ao que deram o nome de Oenotria Land, que significa “Terra do Vinho”.
Os Romanos estiveram entre os principais responsáveis no refinamento dos vinhos contemporâneos. Contribuíram com grandes adereços e diversas prensas gregas para poder retirar um suco de qualidade da uva e depois fazer sua distribuição.
A Itália também descobriu o poder dos vinhos envelhecidos, e começaram a armazená-los nos barris de madeira. Além disso, ajudaram na classificação de cada uva, a fim de entender como o clima e o terroir influenciavam no sabor final do vinho.Qual é o melhor vinho italiano?Selecionamos os 5 melhores vinhos italianos da adega Supernosso para você saborear. Combinando qualidade com a paixão inconfundível da Itália, entendemos como os vinhos italianos dominam o mundo! 1- Mea Culpa – Cantine MininiNo Sul da Itália acontece a produção do vinho Mea Culpa, proveniente da Puglia e da Sicília mantém a originalidade equilibrada com nobreza e elegância. As vinícolas dedicadas à produção desse vinho recebem o trabalho duro de diversas pessoas que cuidam de cada detalhe para deixá-lo impecável.
A cor vermelha profunda do Mea Culpa acaricia com intensidade imediata, que também é bastante comum nos vinhos espanhóis, além de um aroma de chocolate que se contrasta com algumas notas de frutas vermelhas, depois de receber toques de baunilha. Isso também é perceptível no paladar, ou seja, um vinho completo e com uma concentração de sabores inconfundíveis!
O Mea Culpa possui cor vermelha intensa com fortes reflexos violáceos. É ideal para acompanhar pratos com carnes ou queijos fortes. Sirva ligeiramente fresco e terá um vinho sem igual para estar em seus melhores momentos, principalmente nas noites de inverno.2- Caligiano Chianti – Badia di MorronaA produção do Chianti usa a uva Sangiovese. Um vinho prazeroso e equilibrado. A personalidade do Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah se encontram para proporcionar uma intensidade magnífica que só o Caligiano Chianti oferece.
É um tinto de cor rubi, com uma intensidade média, também possui notas frutadas e florais, com um frescor agradável. A acidez fica em composição mais equilibrada, enquanto os taninos maduros dão uma identidade extra.
Cada toque desse vinho representa uma sensação nova, por isso, muitos apreciadores relatam experiências marcantes quando o saboreiam!3- N’ Antia – Badia di MorronaO vinho N’ Antia possui toques refinados com o terroir toscano. É produzido pela Cabernet Franc, Sauvignon e Merlot com uvas selecionadas que proporcionam intensidade no sabor com notas de tabaco, ameixas e cerejas, também a pimenta, sálvia e até mesmo couro. Tudo isso com taninos extremamente firmes, para ajudar na textura e acidez. As notas picantes desse vinho fazem toda a diferença no sabor e ainda são ótimas pa
Avalie esta receita!
[Avaliações: 26 Nota: 4.6]