Harmonização de cervejas com pratos: saiba como fazer!

Avalie esta receita!
[Avaliações: 40 Nota: 4.6]

As cervejas são, sem dúvidas, umas das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, afinal, elas entregam sabor, prazer e alegria em cada gole. Elas são perfeitas para confraternizar com os amigos, para aquele happy hour depois do trabalho, além de serem excelentes opções de acompanhamento para as refeições, tanto que a harmonização de cervejas é um assunto amplamente estudado nos cursos de Gastronomia e Produção Cervejeira. É comum que nesses ambientes sejam realizadas pesquisas a respeito das melhores combinações de pratos com os diferentes tipos de cervejas que existem atualmente. Então, se você quer aprender algumas técnicas de harmonização com cervejas, continue a leitura!O que é a harmonização de cervejas?A harmonização de cervejas é uma técnica gastronômica que consiste em combinar de forma harmônica os elementos sensoriais das cervejas e dos pratos. Para isso, é preciso conhecer os ingredientes da receita do prato e as características do estilo da cerveja escolhido, combinando os elementos de modo que nenhum deles se sobreponha ao outro.
As harmonizações acontecem quando ocorre o corte no paladar, isso significa que características da cerveja, como refrescância, amargor e carbonatação, quebram ou realçam as características de sabor presentes no prato. Existe a harmonização por semelhança e a harmonização por contraste, elas atuam limpando o paladar para uma nova garfada, trazendo o contraste e valorizando ainda mais o sabor, de forma que todas as qualidades (do prato e da cerveja) sejam ressaltadas.Quais as principais harmonizações de cervejas com pratos?Atualmente, a produção de cervejas está em outro patamar, afinal, sempre surge uma nova receita e um novo sabor no mercado cervejeiro. Estima-se que existem, hoje, mais de 150 estilos de cervejas diferentes em todo o mundo, contudo, essa ainda é uma informação difícil de se mensurar, uma vez que estão surgindo cada vez mais produtores independentes vendendo a sua cerveja localmente.
Entretanto, são catalogadas 4 principais escolas, a título de conhecimento: Inglesa, Belga, Americana e a Alemã!
E, em cada uma dessas escolas, surgiram diversos estilos como Porter, English IPA, Stout e English Pale Ale (Escola Inglesa), Blond Ale, Dubbel, Strong Ale e Witbier (Escola Belga), Pilsen, Weiss e Bock (Escola Alemã) e American Lager, Cream Ale e American Pale Ale (Escola Americana). E, neste post, iremos dar dicas para alguns desses estilos de cervejas, que são universais, mas que também podem ser encontradas no mercado brasileiro.Harmonizações com Cervejas Pilsen!O estilo Pilsen, com certeza, é o mais consumido no Brasil, afinal, é a receita mais explorada pelas marcas mais populares em nosso país. Conhecidas como Pilsner em algumas localidades, as Pilsens pertencem à família das Lagers e têm sua origem na República Tcheca.
Geralmente, são cervejas de coloração dourada e translúcida e trazem um sabor suave de amargor baixo a médio para o paladar, por isso, apresentam muita versatilidade na hora de combinações com pratos. Ela vai bem pratos leves, como peixes brancos grelhados, saladas, cortes de aves assados e alguns tipos de queijos.
Além disso, elas também são ideais para acompanhar pratos mais picantes, já que a suavidade e frescor desse estilo de cerveja contrastam muito bem o sabor mais intenso dos molhos à base de pimenta.
Então, se você fo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *