Azeite Quinta da Romaneira: chega ao Supernosso o premiado nas terras do Douro

Avalie esta receita!
[Avaliações: 48 Nota: 4.5]

A região do Douro, em Portugal, é linda! Repleta por belas paisagens, uma cultura rica e uma gastronomia incomparável. Mas os encantos dessas terras se devem a outro motivo, o Norte de Portugal se destaca como a região vinícola mais bonita do mundo, comprovada pela grandeza da sua paisagem e pelos seus vinhos. O Douro, em especial, possui um microclima e solo particularmente adequados, não apenas para os vinhedos, mas também para o cultivo da oliveira, que povoa a região há séculos. E é sobre isso que vamos falar hoje: o azeite de Portugal premiado como melhor da região do Douro. Encante-se se encante com o Azeite Quinta da Romaneira. Continue lendo! 
A Quinta da Romaneira
A Romaneira é uma das maiores Quintas da região de Portugal, com um total de 412 hectares e mais de 3 quilômetros de frente ribeirinha no rio Douro. Além disso, a Romaneira contém vários microclimas e diversas encostas viradas a sul, sudeste e sudoeste. O que resulta numa produção diversa e de qualidade ímpar, tanto dos aclamados vinhos quanto dos azeites.
Azeite Quinta da Romaneira
Como falamos acima, o microclima da região do Douro e a qualidade do solo são grandes aliados para o cultivo das oliveiras. Nas olivas da Romaneira, é possível encontrar as variedades tradicionais: Cordovil, Galega, Verdeal e Madural.

As azeitonas são colhidas à mão durante o inverno, cerca de dois meses após a colheita das uvas, e, depois, esmagadas em moinho de pedra de granito e reduzidas a uma pasta, sujeita a uma prensagem a frio.

O resultado é um azeite extravirgem de grande caráter e pureza, com uma acidez natural muito baixa e um bouquet aromático que sugere o perfume exalado pelas ervas e plantas selvagens que crescem no interior da propriedade.

O caráter único do Quinta da Romaneira permite a sua utilização tanto a frio quanto quente. Muito elegante no paladar, ele pode ser usado onde sua imaginação levar, seja apenas para molhar o pão, temperar uma refeição ou até mesmo para preparar verdadeiras iguarias da gastronomia portuguesa. 
Confira uma receita com azeite Quinta da Romaneira
Prepare um delicioso bacalhau com broa, preparada pelo chef e curador de gastronomia Felipe Rameh.

 

Já deu para perceber o quão especial é o Quinta da Romaneira, não é mesmo? Premiado e reconhecido mundialmente, ele é digno de medalhas de ouro. 
Prêmios
O Quinta da Romaneira é um verdadeiro medalhista de ouro. Veja:

 III Concurso de Azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro 2021: Melhor Azeite da Região Demarcada do Douro
III Concurso de Azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro 2021: Categoria Frutado Médio: Medalha de Ouro
Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro 2019: Categoria Frutado Maduro: Medalha de Ouro
Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2018: Categoria Frutado Ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *