Receita Italiana: Rigatoni Alla Putanesca

Avalie esta receita!
[Avaliações: 45 Nota: 4.5]

Mamma Mia!!! Enfim chegamos à Itália. A 12° Feira de Vinhos Supernosso deu a volta ao mundo e trouxe além de vinhos encantadores, receitas tradicionais de cada país pelo qual passou. Pratos incríveis e surpreendentes, preparados pelas mãos do chef e curador de gastronomia Felipe Rameh.

Veja quais países a Feira de Vinhos Supernosso visitou e conheça as receitas que trouxemos para você:

Receita Argentina: ojo de bife com chimichurri fresco 
Receita Espanhola: arroz de polvo com aioli e páprica 
Receita Portuguesa: bacalhau com broa 
Gastronomia Italiana
Quando falamos em Itália, a primeira coisa que vem à cabeça são as deliciosas massas. A gastronomia italiana é variada, com pratos riquíssimos em sabor e tradição, que atraem pessoas do mundo inteiro. E claro, também chamou a nossa atenção.

Aprenda a preparar um delicioso rigatoni alla putanesca e harmonize com verdadeiras preciosidades da adega Supernosso que preparamos especialmente para você. Continue lendo!
Rigatoni Alla Putanesca
Ingredientes

3 dentes de Alho
20 g de Alcaparras pequenas italianas Colavita
30 g de Azeitona Preta pequena sem caroço
Salsinha, quanto bastar
6 filés grandes de Aliche italiano Rizzoli
50 g de Queijo Parmesão
200 g de Passata de Tomate Rústica italiana San Frediano (pomodoro pelati ou molho de tomate caseiro)
60 ml de Azeite extra virgem italiano San Frediano
Quanto baste de sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa Supernosso
300 g de Rigatoni italiano Liguori
5 ml de Colatura di aliche
2 folhas de Louro
6 Tomates Cereja em conserva italiano San Frediano ou tomate em rama

Modo de Preparo
Depois de separados os ingredientes, bata o alho apertando com uma faca para quebrá-lo sem tirar a casca. Tradicionalmente prepara-se o molho antes de cozinhar a pasta para que ela não perca o ponto.

Leve uma panela grande com bastante água ao fogo e ferva. Coloque uma quantidade generosa de sal e entre com a pasta na água já em ebulição. Despeje a pasta e mexa para evitar que ela grude. Mantenha o cozimento em fogo alto até que esteja al dente, com um pontinho branco no meio da massa. Tire a pasta e finalize-a dentro do molho, para que ela absorva o sabor e libere amido.
Molho
Com a frigideira em fogo alto, acrescente o azeite e espere aquecer. Entre com o alho amassado e trabalhe-o no azeite para liberar aroma e sabor. Quando estiver dourado, entre com o louro e as pimentas. Coloque as azeitonas, as alcaparras e mexa. Desligue o fogo, acrescente o molho de tomate, o extrato de aliche (colatura di aliche), entre com os filés de aliche e o óleo da conserva de tomate. Ligue novamente o fogo, misture tudo e, depois de fervido, prove o molho para conferir acidez, sal e picância – caso necessário, acrescente bicarbonato ou açúcar mascavo, para equilibrar acidez – por último, coloque sal e pimenta do reino.

Desligue o fogo do molho e inicie o cozimento da pasta.
Finalização e Montagem

Depois da pasta pronta, retire-a do fogo e jogue direto no molho. Coloque sobre eles um pouco da água do cozimento e mantenha em fogo lento por 2 ou 3 minutos, para que a pasta mantenha a textur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *